quarta-feira, 15 de abril de 2009

Coelhos morrem às centenas no Pico

Já começam a chegar ecos da falta de controle e acção concreta no que diz respeito à fauna local! Os coelhos do Pico estão a morrer, como se pode ler no Faial on Line e como pude constatar no último fim-de-semana.
Este facto, vem aumentar a preocupação sob a forma como os raticidas são "espalhados".

É que os raticidas não envenenam apenas os ratos! Envenenam roedores, em geral, por via directa, e os seus predadores (aves, por exemplo), por via indirecta!

"Os Rodenticidas são os tóxicos utilizados para matar roedores. Entre os vários tipos existentes devem-se destacar os Anticoagulantes, grupo mais utilizado a nível mundial. Este tipo de tóxicos existe desde 1940 e a sua potência tem vindo a aumentar progressivamente em resposta às resistências adquiridas pelas populações de roedores.

Com as substâncias mais antigas, como a Warfarina, era necessário que os roedores ingerissem vários iscos, porque a sua potência era relativamente baixa. Actualmente existem os chamados rodenticidas de segunda geração, como a Bromadiolona ou o Brodifacume, que são no mínimo 100 vezes mais potentes que a Warfarina, e podem matar os ratos de forma imediata após uma única ingestão do produto.

O impacte destas “novas” substâncias sobre diversas espécies de fauna selvagem, em particular aves e mamíferos, foi comprovado com diversos estudos científicos experimentais e com a ocorrência de elevadas mortalidades após campanhas de uso de rodenticidas em vários locais em todo o mundo."

Já agora, gostava de acrescentar, que no Faial, o princípio activo do veneno que tem sido usado é a referida Bromadiolona.

Ver mais em: http://www.faialonline.com/?p=3914

Sem comentários: