segunda-feira, 27 de abril de 2009

PRECICLAGEM

Aqui vai mais um tema para reflectir:Além dos 3R’s, (Reduzir os desperdícios, Reutilizar sempre que for possível antes de deitar fora, e Reciclar, ou melhor, separar para a reciclagem, pois, é isso que fazemos; na verdade, individualmente, não reciclamos, separamos), sobejamente conhecidos por todos,  poderemos,  exercer mais um acto de cidadania activa e participativa se introduzirmos um outro conceito e, consequentemente, “novas” atitudes na nossa vida de consumidores, a Preciclagem.

O que é a preciclagem? Preciclagem é o conceito de preocupação dos consumidores em diminuir a produção dos resíduos logo no acto da compra, optando pelos produtos de material biodegradáveis ou recicláveis ou reduzindo a quantidade de embalagens.

40% do que nós compramos é lixo. São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada e que vão directamente para o lixo (e mesmo que este continue o seu percurso de transformação e seja reciclado, haverá consumo de energia nesse processo)!

Pensar antes de comprar é o lema da preciclagem! Pensar nos resíduos que serão gerados com as nossas compras depois de satisfazermos as nossas “necessidades”, bem como, pensar no seu percurso, em termos energéticos, desde a matéria prima até à prateleira do supermercado ou loja, é um acto de cidadania activa e participativa.

O primeiro gesto, passa por evitar o excesso de embalagens, o que equivalerá a recusar todos aqueles papéis, fios e saquinhos com que os comerciantes, simpaticamente, nos brindam. Nas grandes compras semanais a melhor solução será a de regressar ao uso do cesto ou saco de pano (há alguns tão giros e funcionais que podíamos promover a campanha do saco de compras mais ergonómico e artístico!). Para além disso, e sempre que tivermos a possibilidade de escolher, devemos optar pelas embalagens de papel em detrimento das plásticas, já que, por enquanto, a reciclagem deste último material é ainda ecologicamente agressiva. No domínio das bebidas dar preferência aos produtos embalados em materiais com retorno; a reutilização do vidro contribui para a redução dos efeitos provocados pela extracção de areias necessárias ao seu fabrico. Quando não for possível devolvê-lo, claro que o depositaremos nos vidrões (por cada tonelada de vidro velho poupam-se 400 kg de areia e reduz-se substancialmente a quantidade de energia e água necessária ao fabrico de vidro novo)! No caso da limpeza doméstica, existem já algumas alternativas menos agressivas para o ambiente, embora longe do desejável. Nos detergentes para lavagem de roupa devemos dar preferência aos isentos de fosfatos; nos detergentes para a loiça optar pelos biodegradáveis e na compra de electrodomésticos devemos dar atenção às indicações referentes aos consumos de água e energia.

Preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as deitamos para o lixo e começou muito antes de as encontrarmos e comprarmos!

Afinal, preciclar é fácil e deve fazer parte do nosso dia-a-dia, ajudando a preservar o Ambiente. Afinal, nós podemos decidir e agir local como quem pensa global!

Sem comentários: