quarta-feira, 8 de abril de 2009

Produzir Local e Consumir Local

"Os Verdes" pretendem levar a cabo uma campanha sobre as vantagens de produzir local e consumir local. Na sequência dessa decisão, tomada na XIª Convenção do PEV atravéz da aprovação de uma moção sectorial, o colectivo do Faial, resolveu iniciar a sua acção atravéz da publicação de um artigo no Jornal Fazendo, no sentido se sensibilizar a população para esta temática.

O artigo, contava assim:



O investimento na industrialização e globalização da agricultura tem sustentado os sistemas corporativos baseados na mecanização e tecnologia e orientados para exportação, trazendo impactos negativos para a saúde pública, a qualidade alimentar e nutricional, os meios tradicionais de subsistência e as culturas autóctones locais.
Embora o estandarte da agricultura industrializada seja o de, supostamente, resolver problemas mundiais de “ineficiência da produção em pequena escala” e de fome no mundo, todos sabemos que a fome no mundo continua e, a par desta dura realidade, os ecossistemas tornaram-se mais vulneráveis, a poluição do ar, da água e do solo aumentaram e surgiu uma nova poluição, a genética. Tudo isto, graças à utilização de combustíveis fósseis, dos pesticidas e fertilizantes e da engenharia genética como matérias e técnicas priveligiadas por este tipo de agricultura colocando em risco a segurança alimentar ou ambiental, trazem ameaças inaceitáveis para a saúde pública, impactos ambientais irreversíveis e/ou violam os direitos inerentes aos agricultores de proteger suas terras contra poluentes.
Uma vez que se reje pela produção de monoculturas orientadas para exportação, a industrialização agrícola originou uma explosão de comércio a longa distância de produtos alimentares com o consequente aumento do uso de combustíveis fósseis para o transporte, pondo em causa ainda mais o clima e o ambiente, em geral.
Cada vez mais tomamos consciência de que o nosso habitat natural, não aguenta muitos mais anos de utilização intensiva como a que se fomentou no século XX. A grande questão agora é saber como inverter a situação, como satisfazer as necessidades e aspirações de hoje sem comprometer as necessidades das gerações vindouras, nomeadamente, como parar as alterações climáticas, a exploração desenfreada dos recursos naturais, a redução da biodiversidade, o aumento dos resíduos e poluentes e o aumento do consumo energético?

No seguimento dos factos e das preocupações enunciadas, pretendo propor uma reflexão sobre algumas medidas que podem contribuir para resolver alguns dos problemas apresentados, nomeadamente, a produção local para consumo local.
No que diz respeito à produção local e consumo local, isto significa que a produção deverá ser localizada perto dos centros urbanos, dos centros de consumo, principalmente a produção de hortícolas biológicos terá mais, e melhores, condições para ser competitiva se a produção for local para consumo local.
Não faz sentido comprar legumes de zonas afastadas do consumo se perto tivermos terra fértil e os recursos humanos necessários para a trabalhar. Não faz sentido as complexas redes de distribuição e comercialização se podermos encurtar a distância entre o produtor e consumidor, aumentando dessa forma a competitividade dos produtos, produzidos e reduzindo a quantidade de energia necessária e o aumento da libertação de CO2 . associado ao seu transporte.

Desta forma, proponho que, desde já, actuemos como consumidores conscientes e exigentes, agindo localmente. Assim, proponho que, todos os que gostariam de ver valorizados os produtos locais, se pronunciassem sobre essa matéria nas caixas de sugestões/reclamações dos locais de abastecimento de produtos de consumo básico, nomeadamente, no hiper e no mercado municipal.
Aqui fica uma sugestão (uma vez que “a união faz a força”):

Exmo. Sr/Sra (comerciante?), gostaria ver destacados, no seu espaço comercial, os produtos locais e regionais.

Cristina Carvalhinho

2 comentários:

Cristina Carvalhinho disse...

A minha intenção é levar esta temática o mais longe possível!
Para já, vou propor ao nosso candidato e deputado da CDU que leve, mais tarde ou mais cedo, à Assembleia Regional uma moção que valorize os produtos locais nas catinas intitucionais (escola, assembleia, etc); tenciono desenvolver uma campanha de sensibilisação para que as pessoas procurem produtos locais etenciono, também, promover um debate local sobre estas questões.

Cristina Carvalhinho disse...

Por favor, participem! Não há que ter receio de as nossas ideias/opiniões não estarem fundamentadas... É um começo!