quinta-feira, 27 de maio de 2010

Biodiversidade em risco


Assinala-se (22 de Maio) o Dia Internacional da Biodiversidade, mas Portugal não tem motivos para celebrar. Se o nosso país tem condições excepcionais para albergar uma diversidade significativa de habitats e espécies o certo é que os sucessivos Governos, principalmente nos últimos anos, não têm assegurado de forma eficiente a protecção dessa riqueza.

Pelo contrário, assiste-se à larga promoção de grandes empreendimentos que, com o rótulo de PIN, conseguem furar a legislação de protecção e dar mais uma machada nos habitats classificados importantes para a preservação das espécies.

Promove-se a construção de grandes barragens hidroeléctricas, para assistir a interesses do betão e das grandes eléctricas, sem benefício energéticos que o justifiquem para o país e colocando mais uma vez de lado a urgência da protecção da biodiversidade.

Autoriza-se o cultivo e a comercialização de organismos geneticamente modificados que colocam em risco mais uma vez as espécies selvagens.

Mas para mostrar que realmente a biodiversidade é apenas uma palavra que designa marketing para este Governo, o principal instituto responsável por gerir programas e estratégias de conservação da Natureza e da Biodiversidade tem assistido progressivamente à redução do seu orçamento e à redução da sua capacidade técnica e financeira para levar a cabo a sua missão.

Este é e tem sido um tema central para o Partido Ecologista “Os Verdes”. Porque a qualidade de vida das pessoas passa também e em grande medida pela diversidade biológica do país e do planeta, porque a sobrevivência da própria vida humana depende da existência de uma diversidade biológica rica e em equilíbrio.

Porque iremos continuar a colocar as questões da conservação da natureza no centro das nossas acções e das nossas preocupações o Grupo Parlamentar do PEV irá dedicar, no próximo mês de Junho, as suas Jornadas Parlamentares às questões da biodiversidade e da conservação da Natureza.

Lisboa, 21 de Maio de 2010

Sem comentários: